Contratos de Gestão com Organizações Sociais na Saúde: Controle e Fiscalização (Porto Alegre/RS - 29, 30 e 31 de Agosto de 2022).
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I - APRESENTAÇÃO
- Este curso traz os conceitos práticos e as especificidades dos Contratos de Gestão na Saúde, suas peculiaridades, características em seu regime jurídico;
- Apresenta suas questões teóricas sob enfoque prático relacionado a publicização, formalização, execução, controle, monitoramento e prestação de contas dos Contratos de Gestão na Saúde, pactuados entre a Administração Pública e as Organizações Sociais;
- Aborda a prática das atividades desempenhadas pelos gestores de Contratos Gestão na Saúde e conhecimentos dos procedimentos, jurisprudência e decisões dos órgãos de controle.
II - OBJETIVOS
- Capacitar os servidores públicos, auditores dos Tribunais de Contas, servidores do Controle Interno Estaduais e Municipais, dirigentes e colaboradores de Organizações Sociais na Saúde, e demais profissionais e interessados, no processo de publicização, seleção, formalização, execução, controle e prestação de contas dos contratos de gestão na área de saúde;
- Demonstrar todas as possibilidades que administração pública terá em formalizar Contratos de Gestão com Organizações Sociais, de acordo com a jurisprudência do STF, orientações dos Tribunais de Contas, e demais normas do ordenamento jurídico brasileiro;
- Propiciar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos sobre os Contratos de Gestão na área de Saúde, formalizados entre a Administração Pública e as Organizações Sociais, apresentado os instrumentos jurídicos resultantes das relações pactuadas, as etapas processuais e os controles internos e externos.
- Apresentar a posição do TCU, dos Tribunais de Contas e do Ministério Público sobre os temas dos contratos de gestão na saúde;
- Expor a especialização através do conhecimento de doutrina e jurisprudência considerando o atual cenário de mudanças nas parcerias governamentais, objetivando o atendimento aos princípios da eficiência, sustentabilidade e indisponibilidade do interesse público;
- Estimular boas práticas no plano na formalização, execução e prestação de contas dos contratos de gestão na saúde, de modo a evitar erros e ilegalidades que podem levar à responsabilização civil, penal, administrativa e/ou por improbidade administrativa.
III - PÚBLICO ALVO
- Secretários, Assessores, Diretores, e demais servidores da Administração Pública;
- Dirigentes, Gestores e Empregados de entidades privadas sem fins lucrativos na área da saúde;
- Procuradores e Assessores Jurídicos;
- Comissão Especial de Licitação;
- Auditores, Analistas e demais servidores dos Tribunais de Contas;
- Membros e Servidores do Ministério Público;
- Auditores e Controladores Internos;
- Membros dos Tribunais de Contas e do Ministério Público de Contas dos TCs;
- Consultores e Assessores de Contratos de Gestão e na área do Terceiro Setor;
- Advogados, Administradores, Contadores e demais profissionais;
- Demais interessados na área de contratos de gestão na saúde.
Vídeo do curso de Contrato Gestão com Organizações Sociais na Saúde: Controle e Fiscalização, realizado em São Paulo/SP, nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2022.
Conteúdo programático
IV - PROGRAMAÇÃO
DIA 29 – AGOSTO – 2022 – SEGUNDA-FEIRA
Prof. Flávio Alcoforado e Profª. Flávia Toledo
Módulo I - Implantação e Gestão do Modelo (Prof. Flávio Alcoforado) - das 8h30 às 12h30
1.1 - Modernização da Gestão Pública – histórico e contexto;
1.2 - Outros modelos de parceria (Serviço Social Autônomo, OSCIP, MROSC e Convênios);
1.3 - O modelo OS – Organizações Sociais – diferenças dos modelos federativos;
1.4 - As Organizações Sociais do Governo Federal;
1.5 - Organizações Sociais de saúde nos Estados e Municípios – a expansão do modelo;
1.6 - Qualificação das Organizações Sociais;
1.7 - Chamamento Público;
1.8 - Contrato de Gestão;
1.9 - Implantação dos Serviços Contratualizados.
Módulo II - Controle e Fiscalização nas Compras de Medicamentos (Profa. Flávia Toledo) - Das 14h às 18h
2.1 - Como planejar a assistência farmacêutica no âmbito de um contrato de gestão: seleção, programação, compras, armazenamento/controle de estoque e dispensação;
2.2 - Legislação aplicável às compras de medicamentos;
2.3 - Regulamento de compras de bens e serviços de saúde:
2.3.1 - Descrição clara e precisa do objeto;
2.3.2 - Definição de prazos razoáveis para entrega e prazo de validade de medicamentos;
2.3.3 - Pesquisa de Preços em fontes confiáveis;
2.4 - Cuidados que devem ser observados pelos Gestores Públicos e Dirigentes da Organizações Sociais;
2.5 - O que é RENAME, REMUME, CMED, BPS, ANVISA e porque você precisa conhecer;
2.6 - Equipe de fiscalização, gestão de contrato e papéis de trabalho: como acompanhar a execução e garantir atingimento das metas;
2.7 - Apontamento de casos concretos: 5 “Achados de Auditoria” mais frequentes em Contratos de Gestão.
DIA 30 – AGOSTO – 2022 – TERÇA-FEIRA
Prof. Nailton Cazumbá
Módulo III - Controles Internos nas Organizações Sociais (Prof. Nailton Cazumbá) - Das 8h30 às 18h.
3.1 - Regras, requisitos e procedimentos para a qualificação como Organização Social;
3.2 -
Procedimentos e Documentos exigidos para a celebração do Contrato de Gestão;
3.3 - Plano de Trabalho;
3.4 - Repasses Financeiros;
3.5 - Movimentação Financeira;
3.6 - Compras e Contratações;
3.7 - Recursos Humanos e Obrigações Trabalhistas;
3.8 -Obrigações tributárias, fiscais e contábeis;
3.9 - Controles e Registros – Estoques, Equipamentos, Materiais Permanentes;
3.10 - Acompanhamento do Orçamento e da Execução dos Serviços Prestados;
3.11 - Demonstrativos contábeis e Relatórios de Prestação de Contas;
3.12 - Documentos comprobatórios das Despesas;
3.13 - Avaliação de Metas;
3.14 - Apuração de Responsabilidades
e Sanções aplicáveis por descumprimento contratual;
3.15 - A importância dos Controles
Internos nas Organizações Sociais;
3.16 - Aplicação do Compliance nos
Contratos de Gestão.
DIA 31 – AGOSTO – 2022 – QUARTA-FEIRA
Prof. João Bosco
Módulo IV - Falhas e Irregularidades na Formalização, Execução e Prestação de Contas do Contrato de Gestão sob a Ótica do Controle Interno e Externo - (Prof. João Bosco) - Das 8h30 às 18h
4 - Apresentação;
4.1 - Controle X
Fiscalização;
4.1.1 - Controle e
Fiscalizações do TCU e Tribunais de Contas Estaduais/Municipais;
4.1.2
- Apuração no âmbito do Ministério Público Federal e Ministérios Públicos
Estaduais;
4.1.3 - Atuação da
Controladoria Geral da União – CGU;
4.1.4 -
Controladoria Estadual e Controle Interno Municipal;
4.2
- Principais Falhas e Irregularidades nos Editais de Chamamento Público e nos
Termos de Referência;
4.2.1
- Ausência de estudos que demonstrem os quantitativos e custos unitários dos
serviços, bem como de ganhos de eficiência esperados que fundamentem a adoção
do modelo de Contrato de Gestão;
4.2.2 - Pagamento
de despesas administrativas não previstas no Edital de Chamamento;
4.2.3 -
Inexistência de proposta de preços detalhada com a estimativa;
4.2.4 -
Desistência da Organização Social de continuar a participar do processo
seletivo, após a sua habilitação;
4.2.5 –
Apresentação de Atestados de Qualificação Falso;
4.2.6 - Nulidade do
Contrato de Gestão por não observar a exigência prevista no Edital de Seleção
de Chamamento Público;
4.3 - Dispensa de
Chamamento Público realizada de forma irregular;
4.4 - Modelos de
Controle e Fiscalização adotados pelos Tribunais de Contas;
4.4.1 - Tribunal
de Contas da União – TCU;
4.4.2 - Tribunal
de Contas Estaduais/Municipais - TCs;
4.5 -
Irregularidades nos Custos Operacionais e no Rateio de Despesas: Casos Práticos;
4.6
- Principais falhas e irregularidades na execução e prestação de contas: Casos
Práticos;
4.6.1
- Ausência de normatização para as glosas de Comissão de Avaliação e
Fiscalização – CAF;
4.6.2
- Não imputação de glosas sugeridas nem de descontos de produtividades
identificados pela fiscalização;
4.6.3 - Unidades
de saúde sem certificado do Corpo de Bombeiros;
4.6.4 -
Irregularidades nos contratos de gestão firmados com as OSS;
4.6.5
- Ausência de tratamento para as impropriedades apontadas em relatórios de
auditoria interna;
4.6.6 -
Fragilidades no controle de bens móveis;
4.6.7 -
Benfeitorias em imóveis privados com recursos públicos;
4.6.8
- Contratações e aquisições de bens que não realizam cotação prévia de preços
no mercado;
4.6.9
– Site na Internet é omisso nas informações exigidas por Lei e no Contrato de
Gestão;
4.6.10
- Pagamento de despesas diárias e reembolsos de despesas de colaboradores nas
viagens não previstas no Edital de Chamamento;
4.6.11 - Lucro
obtido pela Organização Social na contratação de serviços médicos;
4.6.12
- Produtividade relatada pela Organização Social não corresponde
quantitativamente aos registros em sistemas de informação;
4.6.13 -
Contratação de Pessoa Jurídica de parente até o terceiro grau;
4.6.14
- Os processos de contratação relacionados ao enfrentamento da crise do novo
coronavírus (covid -19) realizados de forma irregular ;
4.6.15
- Aquisição de medicamentos com nota fiscal sem a indicação dos lotes dos
medicamentos;
4.6.16
- Transferência de recursos da conta bancária específica para outra conta
corrente da Organização Social sem vínculo com o Contrato de Gestão;
4.6.17 - Ausência
de Atestos nos Documentos Fiscais;
4.7 -
Responsabilidade dos Agentes Públicos e Dirigentes de Organizações Sociais;
4.8 - Alterações
na Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 14.230/2021);
4.9 -
Jurisprudência dos TCs, TCU, TJs, TRFs e Tribunais Superiores
4.9.1 -
Jurisprudência do Tribunal de Contas da União – TCU;
4.9.2 -
Jurisprudência dos Tribunais de Contas Estaduais/Municipais;
4.9.3 -
Jurisprudência dos Tribunais Superiores (STF e STJ);
4.9.4 -
Jurisprudência dos Tribunais Regionais Federais - TRFs ;
4.9.5 -
Jurisprudência do Tribunais de Justiças – TJs.
V - CURRÍCULOS DOS PROFESSORES
Flávio Alcoforado (RJ)
Doutor em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV, Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE/FGV, Especialista em Gestão Empresarial pela PUC-Rio, Advogado. Atua como professor no Mestrado Profissional em Administração Pública na EBAPE/FGV. Atuou como consultor junto a Governos para a contratualização de resultados do Estado com o Terceiro Setor (MG, SP, ES, CE, RJ e RS). Atuou como executivo em organizações estatais e do terceiro setor, como: RioSaúde - Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro (Diretor Presidente), Prefeitura do Rio de Janeiro (Subsecretário de Gestão da Secretaria de Saude), CeMAIS - Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Diretor Executivo), TVE Brasil (Diretor), ANS-Agência Nacional de Saúde Suplementar (Gerente-Geral de Fiscalização), ENAP-Escola Nacional de Administração Pública (Coordenador-Geral de Difusão), MARE - Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (Coordenador do Gabinete do Ministro).
Flávia Toledo (PR)
Bacharel em Direito pela PUC/PR, advogada, Vice-Presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do Paraná - AudTCE/PR. Analista de Controle Externo do TCE/PR desde 2015. Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto Romeu Felipe Bacellar Filho (Curitiba/PR), especialista em Contratos Empresariais pela PUC/PR, especialista em Direito Comercial Internacional pela Faculdade de Direito de Curitiba (atual UniCuritiba). Larga experiência na assessoria jurídica preventiva e advocacia contenciosa, construída em empresas privadas e sociedades de economia mista de grande porte, como Petrobras, Compagas e Unimed Curitiba.
Nailton Cazumbá (BA)
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Especialista em Contabilidade para Organizações do Terceiro Setor, em Auditoria e Controladoria. Coordenador da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor - do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRC-BA. Consultor em análise de prestação de contas em órgãos da administração pública. Consultor financeiro, contábil, em gestão de convênios e prestações de contas, Controller e Contador de entidades sem fins lucrativos. Consultor na área de gestão de convênios para órgãos da administração pública e entidades privadas sem fins lucrativos. Professor convidado em Cursos de Pós-Graduação. Sócio da Pauta Assessoria Contábil, Consultoria e Treinamento. Membro do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do MROSC Bahia. Colunista sobre Gestão no Terceiro Setor no Portal Nossa Causa - http://nossacausa.com/author/nailton/. Colunista e instrutor de Cursos na Escola Aberta do Terceiro Setor – http://escolaaberta3setor.org.br/author/nailton-cazumba/. Colunista sobre Gestão Contábil e Captação de Recursos na Captamos - http://captamos.org.br/news/articles.
João Bosco Ferreira (GO)
Advogado. Contador. Consultor. Mestrando em Administração Pública (IDP). Pós-graduado em Direito
Administrativo pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). MBA em
Contabilidade e Auditoria Aplicada ao Setor Público pela Pontifícia
Universidade Católica de Goiás - PUC/GO. Foi Auditor de Controle Externo no
Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM/GO). No TCM/GO
participou da comissão que elaborou as normas de controle e fiscalização das
parcerias formalizadas entre a Administração Pública Municipal e o Terceiro
Setor, além de ser designado como responsável de planejar e implantar a Rede
Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo, denominada
InfoContas, em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio de Acordo
de Cooperação Técnica firmado entre a Associação dos Membros dos Tribunais de
Contas do Brasil (ATRICON) e os Tribunais de Contas brasileiros. Foi Agente de
Controle Externo (Auditor de Contas Públicas) no Tribunal de Contas do Estado
da Bahia - TCE/BA. Foi Analista/Perito no Ministério Público
Federal - MPF, atuando no gabinete do Procurador Geral da República, na
Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise - SPPEA/PGR. Foi Analista/Perito no Ministério Público
do Distrito Federal e Territórios – MPDFT, atuando nas Promotorias de Justiça
de Tutela das Fundações e Entidades de Interesse Social – PJFeis. Instrutor em
nível nacional de convênios públicos, contratos de gestão, termos de parceria,
termos de colaboração/fomento, com 24 anos de experiência no terceiro setor,
como auditor e consultor. Assessorou os membros da comissão da Secretaria da
Fazenda e da Procuradoria Geral do Estado da Bahia na elaboração do Decreto nº
9.266/2004, que instituiu o Sistema de Informações Gerenciais de Convênios e o
regulamento de convênios no Governo do Estado da Bahia em 2003/2004. Elaborou
trabalho e apresentação do projeto de Resolução de Controle e Prestação de
Contas dos Contratos de Gestão no Tribunal de Contas do Estado da Bahia em
2006. Ministrou treinamento fechado para o Tribunal de Contas do Estado da
Bahia – TCE/BA, Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia – TCM/BA,
Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE/PI, Tribunal de Contas do Estado de
Goiás – TCE/GO, Ministério Público Federal, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Prefeitura de Feira de Santana/BA, Prefeitura de
Concordia/SC, Prefeitura de Itabira/MG, Prefeitura de São Sebastião do
Passé/BA, dentre outras instituições.
VI - CIDADE/DATA/HORÁRIO/CARGA HORÁRIA
- Cidade: Porto Alegre/RS
- Data: 29, 30 e 31 de agosto de 2022
- Horário: Das 8h30 às 18h.
- Carga horária: 24 horas/aula.
- Almoço no hotel: das 12h às 13h30
- Coffee-break: das 16h às 16h20.
VII - LOCAL DO EVENTO
- Hotel Deville Prime Porto Alegre - RS
Av. dos Estados, 1909 - Anchieta, Porto Alegre - RS
VIII - INVESTIMENTO
- R$ 4.250,00 (quatro mil duzentos e cinquenta reais)
Incluso: 3 (três) almoços e 3 (três) coffee-break, material didático completo: módulos, caneta, bloco, pasta, crachá, e certificado para aqueles que cumprirem o mínimo de 85% da carga horária total.
IX - DADOS PARA PAGAMENTO/EMPENHO
- YANNE CURSOS LTDA ME
- CNPJ: 19.033.824/0001-96
- BANCO: 001 - BANCO DO BRASIL
- Agência: 3005-8
- C/C: 59.682-5
- PIX: 19.033.824/0001-96 (Sicredi)
X - MAIORES INFORMAÇÕES E CONTATO
- (62) 3311-3545 / 3702-4718
- (62) 98256-7617 (TIM) - WhatsApp
- E-mail: yannecursos@uol.com.br
- www.yannecursos.com.br
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