x
  • Olá, o que deseja buscar?

Evento do MP-GO e parceiros busca melhoria da transparência e controle interno nos municípios 07/11/2017

O Ministério Público de Goiás, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), a Controladoria-Geral do Estado (CGE), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ministério Público de Contas junto ao TCM, Federação Goiana dos Municípios (FGM) e Associação Goiana dos Municípios (AGM), realizará nesta quarta-feira (8/11) o evento Diálogo com os Órgãos de Controle Municipal. Reunindo prefeitos dos municípios goianos, outros gestores municipais e controladores internos, o encontro acontecerá no auditório da Celg, no Jardim Goiás, em Goiânia.


No evento, o MP-GO, por meio Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CAOCOP), fará a apresentação do projeto Cidade Transparente, uma iniciativa que propõe a mobilização institucional visando melhorar o índice de transparência dos municípios. Conforme destacado pelo coordenador do CAOCOP, Bruno Barra Gomes, são metas do projeto melhorar a pontuação dos municípios goianos na avaliação dos Portais da Transparência em 2018, zerar o número de municípios com mais de 10 mil habitantes com nota inferior a 50 pontos neste ranking e exigir a divulgação, nos portais, das informações de maior interesse social, como despesas públicas, remuneração e diária de servidores (confira no Saiba Mais).


A programação do evento prevê a exposição do coordenador do CAOCOP logo na abertura, dentro da mesa temática Transparência, a partir das 10 horas. Ele falará sobre o ranking da transparência pública dos municípios goianos, com detalhamento sobre as notas obtidas por cada um na avaliação feita pelo TCM e divulgada em junho deste ano.


Dentro da mesma mesa temática, na sequência do encontro, às 10h30, a representante da CGE, Maria D’Abadia de Oliveira Borges Brandão, falará sobre a Evolução do Goiás Transparente, abordando a questão no âmbito estadual. Em seguida, haverá a apresentação, às 11 horas, de um “case” bem-sucedido de transparência, o do município de Itapirapuã, que ocupa o primeiro lugar do ranking do TCM. Depois de concluídas as exposições, está prevista uma roda de discussão mediada.


Na programação vespertina, o procurador-geral de Contas do TCM, José Gustavo Athayde, falará, às 14 horas, sobre o Julgamento de Contas e uma mesa temática, a partir 14h40, enfocará o tema do Controle Interno, com duas exposições: sobre Mecanismos de Controle Interno, por Valmir Gomes Dias, da CGU, e sobre Controle Interno e Controle Externo, por Rodrigo Souza Zanzoni, do TCM. Os assuntos abordados também estarão em debate, ao final, na roda de discussões mediada.

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.